Mangá

Então, eu não sou uma conhecedora do assunto, adoro os animes então fiquei curiosa para começar a ler as histórias que lhes deram origem, principalmente para continuar acompanhando os fatos das que não tiveram temporadas renovadas ainda.

Estou acompanhando vários animes no momento, quem puder me indicar sites com Mangás em português eu agradeço, achei até agora um: http://mangaonline.com.br/

Magá é a palavra usada para designar história em quadrinhos feita no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.

A ordem da leitura é bem diferente da que estamos acostumados, na verdade é justamente o oposto, você começa a ler de trás para frente.

É comum para os fãs de mangás, em vez de usar as classificações por gênero, classificarem os títulos pela demografia.

  • Kodomo , destinado a crianças de tenra idade.
  • Shonen , destinado a garotos adolescentes.
  • Shoujo , destinado a garotas adolescentes.
  • Seinen , destinado a homens jovens e adultos.
  • Josei , destinado a mulheres jovens e adultas.

Gêneros:

A classificação das mangas por gênero torna-se extremamente difícil, dada a riqueza de produção japonesa, na qual uma mesma série pode abranger vários gêneros e sofrer mutações ao longo do tempo. (muitos dos termos usados não são comuns na cultura japonesa; são específicas para a subcultura otaku. Pesquisando para este post percebi que o idioma é bem mais complexo do que imaginava, pois uma mesma palavra tem diversos significados, tudo depende do contexto, e na classificação dos gêneros tem uma infinidade de sub-gêneros).

  • Nekketsu : tipo de mangá em que as cenas de ação, onde os personagens defendem os valores da amizade e do treinamento. Exemplos: Dragon Ball, Hokuto no Ken, One Piece, Bleach, Naruto, Saint Seiya.
  • Spokon : mangá esportivo. O termo vem de contração da palavra inglesa “sport” com a japonesa “konjō” que significa “coragem”. Exemplos: Inazuma Eleven, Eyeshield 21, Captain Tsubasa
  • Gekiga : mangás adulto e temas dramáticos Exemplos: Lobo Solitário, Crying Freeman, A Lenda de Kamui.
  • Magical Girl : meninas ou rapazes que têm algum objeto mágico ou poder especial. Exemplos: Sailor Moon, Sakura Card Captor, Mahou Shoujo Madoka Magica, Black Rock Shooter.
  • Yuri : descreve relações românticas entre mulheres, mas sem mostrar nada explicito, ou seja, mostra o antes e o depois, nunca o durante (geralmente, há algum fator da trama que impede sua exibição). Exemplo: Kannazuki no Miko.
  • Yaoi : história de amor entre homens. Exemplo: Sekai-ichi Hatsukoi, Junjou Romantica.
  • Harém : rapaz cercado de garotas. Exemplo: Love hina, Negima!.
  • Mecha : os robôs têm presença significativa em muitas ocasiões gigantes e tripulada por seres humanos. Exemplos Tengen Toppa Gurren Lagann, Gundam, Code Geass e Escaflowne.
  • Hentai, Seijin Mangá ou Ero-Mangá: mangás pornográficos, a maioria, heterossexual.
  • Aniparo: paródias de animes, mangás entre outros, muito comum em dōjinshis.

Fonte: Wikipedia,

Anúncios

3 comentários sobre “Mangá

  1. LEIO MANGA FAZ UNS 18 ANOS..DESDE OS 10,EU ADORO ESSE UNIVERSO,ADORO LER MANGAS..CONFESSO QUE PERDI TEMPO COM ALGUNS GÊNEROS , MAS ESQUECENDO ALGUNS ANOS DE PERDA DE TEMPO GASTANDO DINHEIRO,AGORA ESCOLHO BEM OS QUE COMPRO E LEIO,COMPRAR É ESENCIAL SE TIVER ALGUM INTERESSANTE NA BANCA, MESMO JÁ TENDO LIDO ONLINE. ACHO MANGA MELHOR QUE ANIMES PELO SIMPLES FATO DE NO MANGA ESTÁ REALMENTE A ALMA DO AUTOR ALI,ALÉM DE AMAR A ARTE EM PRETO E BRANCO.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s