Dica de Anime: Sword art online e Realidade Virtual

Não me recordo se já havia falado sobre o anime “Sword art online” para vocês, assiste a pouco a segunda temporada, e fiquei super curiosa sobre o tema, e o quanto esta realidade está próxima de nós.

Realidade Virtual: Interface que simula um ambiente real e permite aos participantes interagir com o mesmo, permitindo as pessoas visualizar e manipular representações extremamente complexas.

Imersão: O Utilizador tem a sensação real de estar dentro do mundo virtual e que é capaz de manipular os objetos ali presentes como se eles fossem reais, visto que com o desenvolvimento tecnológico, estes objetos passaram à responder às interações realizadas pelo usuário (deformação, quebra, etc. ).

Já existem equipamentos que simulam a realidade, contudo ainda está longe de chegar ao nível apresentado no anime. Para que o sucesso seja alcançado, as fabricantes vão ter que lidar com um percalço um tanto quanto curioso: lapsos de convicção. Em algumas simulações feitas com pessoas sentadas em cadeiras confortáveis, às vezes a realidade virtual é real demais. Isso porque o nosso cérebro não consegue lidar harmoniosamente com o fato de que o corpo está parado e em “movimento” ao mesmo tempo.

O bacana é que essa sensação incômoda simplesmente desaparece quando o experimento nos coloca em uma situação na qual precisamos nos mexer e acompanhar o que os olhos veem.

Uma possível saída seria utilizar pulsos eletromagnéticos dentro do ouvido do jogador para “tapear” o cérebro, fazendo ele acreditar que o corpo está se movendo. Precisa de bastante coragem para testar algo assim!

se existe algo que pode fazer sucesso com isso são os projetos dinâmicos de ambientes completamente preparados para games imersivos. Como por exemplo o que o pessoal da Zero Latency está fazendo na Australia:

Sinopse (CONTÉM SPOILER): Sword Art Online (SAO) é um Virtual Reality Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (VRMMORPG) lançado em 2022. Com o equipamento Nerve Gear, um capacete de realidade virtual que estimula os cinco sentidos do usuário através de seu cérebro, os jogadores podem controlar seus personagens no jogo com suas mentes. Em 6 de novembro de 2022, os jogadores entram pela primeira vez no SAO e, depois, descobrem que são incapazes de sair. Eles são informados por Akihiko Kayaba, o criador de SAO, que devem chegar ao 100º andar da torre do jogo e derrotar o chefe final para se libertarem. No entanto, se seus personagens morressem no jogo, seus corpos também morreriam no mundo real. Um dos jogadores é Kazuto “Kirito” Kirigaya, que foi escolhido como um dos mil jogadores da fase beta. Como já conhecia o jogo, ele sentiu que poderia finalizá-lo facilmente. Dessa forma, decidiu vencê-lo sozinho. Após dois anos, Kirito se torna amigo de Asuna, por quem se apaixona. Os dois descobrem a identidade de Kayaba em SAO e o enfrentam, conseguindo o vencer e libertar os demais jogadores.

 

Fonte: Wikipedia, tecnoblog,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s