As mulheres na literatura

Como vocês devem ter percebido, peço desculpa por isso, já faz alguns meses que tenho deixado o blog um pouco de lado e publicando cada vez menos. Na verdade estou afastada de quase tudo que gosto, o trabalho e alguns problemas em casa tem me desgastado bastante e não estou conseguindo me concentrar.

Hoje me deparei com um artigo postado no mês passado que me fez parar para pensar, e ao analisar minha estante de leituras no skoob não fiquei decepcionada. O artigo em questão é “Homem ganha prêmio de literatura”, a manchete que você nunca vai ler.

O artigo questiona a quantidade limitada de autoras reconhecidas em premiações, tendo como ênfase o premio Nobel de literatura, onde apenas 13 mulheres ganharam.

Aí me veio a pergunta, “Eu leio mais livros escritos por mulheres ou por homens?

Sim, tem muitas escritoras na minha estante, mas a maioria são autoras de “sagas”, como “Harry Potter”, “Jogos vorazes”, “As brumas de Avalon”, entre outros.

Posso destacar como fora desta linha Xinran, Maggie O’Farrell, Kathleen McGowan e Agatha Christie.

As mulheres são maioria entre os leitores, consomem mais livros, revistas e e-books do que os homens e são as principais incentivadoras do hábito de leitura de seus filhos. Elas publicam livros na mesma medida que eles, mas seguem recebendo menos destaque na imprensa, em premiações e eventos literários.

E você? Quantas autoras estão em sua estante?

Fontes (Além das que marquei no decorrer do post, os links abaixo são bem interessantes):

Globo editora, Brasilpost, Sociologia, Depois dos quinze, Mulheres na literatura,

Deixe um comentário

