Gary Oldman

Gary Leonard Oldman (Londres, 21 de março de 1958)

Gary-Oldman-by-Sarah-Dunn-600x600

De longe um de meus atores favoritos, faz um maluco como ninguém!!

Filho de um soldador e de uma empregada doméstica, Oldman estudou a arte dramática de maneira aprofundada na Britain’s Rose Brufford Rose Drama College, não se formando apenas como ator mas também saindo bacharel nessa área no ano de 1979. Chegou a ganhar alguns prêmios na década seguinte, exercendo vasta atividade nos palcos londrinos.

Gary chamou a atenção da critica e do público, após interpretar Sid Vicious em “Sid e Nancy – O Amor Mata” (1986). Quatro anos depois encarnou o dramaturgo Joe Orton (assassinado a machadadas por seu amante) no filme “O Amor não Tem Sexo”. Foi indicado para o BAFTA de melhor ator, por sua elogiada atuação no longa.

GaryOldman_SidVicious_ReproducaoNessa altura, sua figura “sombria” estava na mira de Hollywood, onde continuou ‘personificando o mal’. Em 1991, atuou em “JFK – A pergunta que não quer calar”, no qual interpretava Lee Harvey Oswald, o homem que atirou e matou o presidente John Kennedy. A partir daí, sua filmografia foi crescendo com menos intervalos.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Drácula de Bram Stoker” (1992), “Minha Amada Imortal” (1994) como o compositor Ludwig van Beethoven, “Força Aérea Um” (1997). Mais tarde atuara no papel de Sirius Black, da série Harry Potter, (tem uma entrevista bem legal no Potterish) e no papel do Comissário Gordon na franquia do Batman de Christopher Nolan.

28072_1215421270490_469_300Em 2012 foi indicado ao Oscar pela primeira vez por sua atuação no filme “O Espião Que Sabia Demais“. O que devo dizer que foi uma injustiça, ele tem diversos personagens incríveis, merecia mais reconhecimento.

tumblr_n1nnvzA5Rm1r0wqrdo1_500Meus filmes preferidos dele são:

Drácula de Bram Stoker (Dracula)O Profissional (Léon)O Quinto Elemento (The Fifth Element)Hannibal (Hannibal)

Em 7 de Maio de 2013, foi lançado o videoclipe da canção “The Next Day” de David Bowie, que conta com a participação de Oldman e Marion Cotillard, colegas de elenco no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge. O clipe gerou polêmica e foi banido em alguns países por explorar dramaticamente dogmas e símbolos do catolicismo.

Ele já foi casado 4 vezes: Lesley Manville (1987-1990), com quem teve 1 filho, Alfie. Uma Thurman (1990-1992), Donya Fiorentino (1997-2001), com quem teve 2 filhos, Gulliver e Charlie, e Alexandra Edenborough (2008-2014).

Fonte: Wikipedia, Potterish, Lux,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s