Tom Hanks

Thomas Jeffrey Hanks (Concord, Califórnia, EUA. 9 de julho de 1956)

Tom Hanks é de longe um de meus atores preferidos, já assiste vários de seus filmes, dentre meus preferidos posso destacar “Quero ser Grande”, ” Á espera de um milagre” e obviamente a trilogia Toy Story, onde ele faz a voz do Wody.

Hanks nasceu em Concord, na Califórnia. Seu pai, Amos Mefford Hanks, era um chefe de cozinha. Sua mãe, Janet Marylyn, era enfermeira em um hospital. Eles se divorciaram em 1960. Começou a atuar no teatro na Universidade de Sacramento, na Califórnia. Mudou-se para Nova Iorque, onde conheceu sua futura esposa, a atriz teatral Samantha Lewes, que era a atriz principal da companhia. Tiveram o primeiro filho, Colin Hanks antes do casamento, que ocorreu um ano após o nascimento do menino, em 1978. Quatro anos mais tarde tiveram uma filha, Elizabeth Hanks.

Samantha Bryant – Colin e Elizabeth Hanks – Rita Wilson * ‘Lucky Guy’ Opens on Broadway

Em Nova Iorque as oportunidades não apareceram logo para Hanks, que em pouco tempo estava desempregado. Com 24 anos teve uma chance, um pequeno papel em “He Knows You’re Alone”, um filme de baixo orçamento. Nesse mesmo ano, Hanks fez um teste para a televisão e foi contratado para fazer parte do elenco de “Bosom Buddies”, da ABC. Hanks fazia o papel de Kip Wilson, um jovem publicitário que se disfarça de mulher junto com o seu amigo Henry Desmond, interpretado por Peter Scolari, para entrar num hotel apenas para mulheres. Esse papel foi algo completamente diferente para ele, que estava habituado a fazer personagens de peças de Shakespeare. O papel garantiu-lhe uma maior renda e a mudança para a Califórnia. Porém, após duas temporadas, o programa foi cancelado. Mas, para Hanks, a visibilidade desse trabalho tinha sido suficiente para lançar a sua carreira, garantido a presença em outras séries como “Taxi”, “Happy Days” e “Family Ties”. Em Family Ties, Hanks fez parte da equipe de softball, onde ele se tornou amigo de Ron Howard, que mais tarde viria a ser o realizador do filme Splash.

Foi exatamente com Splash (1984), uma comédia romântica, que Hanks ganhou mais popularidade. Ele aceitou o papel principal, que havia sido recusado por John Travolta, Bill Murray e Dudley Moore, no filme que contava a história de um empresário que se apaixona por uma sereia, interpretada por Daryl Hannah.

Em seguida vieram várias comédias, entre elas A Última Festa de Solteiro (1984), Um Dia a Casa Cai (1986) e Dragnet – Desafiando o Perigo (1987), tornando-o conhecido do grande público. Porém, a personalidade extrovertida de Hanks começou a se diferenciar da pessoa tímida que era Samantha Lewes e, em 1987, quando Hanks começava a ganhar fama, os dois divorciaram-se. Em 2001 foi diagnosticado um câncer em Samantha, e ela morreu em Março de 2002.

Em 1988 protagonizou o filme “Quero ser Grande”, com grande sucesso comercial, atingindo 100 milhões de dólares de receita, e que o levou à primeira indicação ao Oscar de melhor ator. Nesse filme, Hanks fez uma das cenas mais famosas da década quando tocou com Robert Loggia a canção “Heart and Soul” num piano gigante.

Em 1988 casou com Rita Wilson, uma atriz que ele havia conhecido num episódio de Bosom Buddies, e que reencontrou nas filmagens de Volunteers. Com Rita, Hanks teve mais dois filhos, Chester Marlon nascido em 4 de agosto de 1990 e Truman Theodore nascido em 26 de dezembro de 1995.

Apesar de consagrado como comediante, aos poucos passou a experimentar outros gêneros. Em 1993 surpreendeu em “Filadélfia” como um advogado homossexual que luta na justiça contra sua demissão, motivada por preconceito devido a ele ser portador do vírus da AIDS. Pelo papel conquistou seu primeiro Oscar.

Já no ano seguinte Hanks ganharia sua segunda estatueta dourada, repetindo um feito apenas obtido por Spencer Tracy, quase 60 anos antes. Forrest Gump – O Contador de Histórias foi sucesso de público e crítica, ganhando seis Oscar.

Estabelecido como um dos maiores astros de Hollywood, Hanks passou a emendar um sucesso atrás do outro:Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995), Toy Story (1995), O Resgate do Soldado Ryan (1998), Mens@gem Para Você (1998), Toy Story 2 (1999), À Espera de um Milagre (1999), Náufrago (2000), Prenda-me Se For Capaz (2002) e Estrada para Perdição (2002).

Em 1996, resolveu se dedicar à sua estreia na direção. O resultado foi “The Wonders – O Sonho Não Acabou”, uma comedia com Liv Tyler. Hanks voltaria a trabalhar como diretor em episódios das séries de TV Da Terra à Lua (1998) e Band of Brothers (2001) e também na comédia romântica Larry Crowne – O Amor Está de Volta (2011) onde contracena com Julia Roberts.

Em 2004, o ator encampou a ideia de interpretar vários personagens na animação O Expresso Polar, dirigida pelo colega Robert Zemeckis. Usando o método de captura de movimento, Hanks interpretou seis personagens de idades variadas.

Um de seus personagens mais famosos é o simbologista Robert Langdon, criado pelo autor Dan Brown, que eu já falei aqui. Hanks o interpretou em dois filmes, O Código Da Vinci (2006) e Anjos e Demônios (2009).

Em agosto de 2009 foi eleito vice-presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pela entrega do Oscar.

Oscares da Academia
Melhor Ator
1994 – Philadelphia
1995 – Forrest Gump
Emmys
Melhor Minissérie ou Filme para a televisão
1998 – From the Earth to the Moon
2002 – Band of Brothers
2008 – John Adams
2010 – The Pacific
2012 – Game Change
Globos de Ouro
Melhor Ator – Comédia ou Musical
1989 – Big
Melhor Ator – Drama
1993 – Philadelphia
1994 – Forrest Gump
2000 – Cast Away
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Ator (Principal) em Cinema
1994 – Forrest Gump
Melhor Elenco
1996 – Apollo 13
Prémios BAFTA
Prêmio Stanley Kubrick Britannia
2004 – Pelo Conjunto Da Obra
Festival de Berlim
Melhor Ator
1994 – Philadelphia

Fontes: Wikipedia, Adorocinema,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s