Colin Firth

Colin Andrew Firth, CBE (Greyshott, 10 de setembro de 1960)

Ele foi premiado com o CBE (Comandante da Ordem do Império Britânico) em 2011 por seus serviços ao drama.

Com uma extensa filmografia, Colin Firth, demonstra grande versatilidade, tendo atuando no cinema, televisão e teatro, seus trabalhos vão do drama à comédia. Já conquistando diversos prêmios.

Dentre seus filmes posso destacar como meus favoritos, “O discurso do rei” (2010), pelo qual ele ganhou o Oscar de melhor ator, “O diário de Bridget Jones” (2001) e “Tudo que uma garota quer” (2003), que é uma comédia adolescente com Amanda Bynes.

Ele nasceu em uma família acadêmica, sua mãe, Shirley Jean (Rolles), era uma conferencista de religião comparativa da Universidade Aberta, e seu pai, David Norman Lewis Firth, ministrava palestras sobre história em Winchester University College (antiga Faculdade do rei Alfred), e trabalhou para o governo nigeriano. Colin se mudou para Nigéria ainda bebê e só voltou para a Inglaterra aos 5 anos. Seus avós eram missionários. Seus irmãos Katie Firth e Jonathan Firth também são atores.

Seu primeiro papel profissional foi em “Memorias de um espião” (1984), seguido por “Camille” no mesmo ano. Por sua interpretação de “Robert Lawrence” em 1989 na produção de TV “Tumbledown” (1988), ele recebeu a Royal Television Society prêmio de Melhor Ator e também uma indicação ao BAFTA. Ele também recebeu uma indicação ao BAFTA por “Mr. Darcy” na versão de 1995 para TV de Orgulho e Preconceito.

Tornou-se pai pela primeira vez aos 30 anos, quando sua então namorada Meg Tilly deu à luz seu filho William Joseph Firth em 20 de Setembro de 1990.

Ele tem mais dois filhos coma produtora de cinema italiana Livia Giuggioli,com quem se casou em 1997, Matteo (2003) e Luca (2001). Colin fala italiano fluentemente.

Tem vários filmes com ele que estou louca para assistir como “Moça com brinco de perola”, “Bons costumes” e “Direito de amar”, seu trabalho mais recente “kingsman – serviço secreto” já foi falado aqui no blog, e recomendo novamente!

Fontes: IMDb, Wikipedia,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s