Maggie Smith

Dame Margaret Natalie Smith CH, DBE  nasceu em Ilford, Inglaterra. Em 28 de dezembro de 1934.

Só pelos títulos junto a seu nome já da para vocês terem uma ideia da importância dessa atriz. “Dame”, é o equivalente feminino de Sir, que é o título de nobreza britânico superior a baronete, inferior a barão, e significa aquele que tem domínio sobre algo ou alguém. “CH” é “Ordem dos Companheiros de Honra” Foi fundada por rei Jorge V em junho de 1917, como uma recompensa por realizações proeminentes nas artes, literatura, música, ciência, política, indústria ou religião. “DBE” é “Mui Excelente Ordem do Império Britânico”, é uma ordem de cavalaria, também estabelecida pelo rei Jorge V.

Com mais de 60 filmes em seu currículo e diversas peças de teatro, Dame Maggie coleciona prêmios, com 2 prêmios Oscar (Pelos filmes “A primavera de uma solteirona”, de 1970 e “California Suite” de 1978) sendo o primeiro de melhor atriz e o segundo de melhor atriz coadjuvante. 3 Emmy Awards (Melhor atriz pelo filme “A minha casa na Umbria, de 2003, e melhor atriz coadjuvante em 2011 e 2012 pela série “Downton Abbey”) 1 Tony Awards de Melhor atriz pela peça teatral “Lettice and Lovage” de 1990. 3 Globo de Ouro (Melhor atriz comedia ou musical por “California Suite” de 1978, Melhor atriz secundaria em cinema por “Gosford Park”, de 2002 e  Melhor atriz secundaria em televisão por “Downton Abbey”, em 2013), além de outros tantos prêmios.maggie

Dentre seus inúmeros filmes não posso deixar de destacar a série Harry Potter, onde ela interpretou a professora Minerva McGonagall, “Mudança de Habito” (1992) com Whoopi Goldberg e o belíssimo “O jardim secreto” (1993) que são com certeza os meus favoritos.

maggie2

Vida pessoal: Ela foi casada com o dramaturgo Beverley Cross, que faleceu em 1998 por complicações cardíacas, eles se conheceram quando a atriz tinha 18 anos e ele estava casado. Mais tarde Maggie Smith casou-se com Robert Stephens, de quem teve dois filhos, Chris Larkin e Toby Stephens. No entanto, Smith e Stephens divorciaram-se após sete anos de casamento e a atriz casou-se com Beverley Cross dois anos depois.

Dame Maggie teve câncer de mama em 2007, na época estava gravando Harry Potter e embora visivelmente debilitada não desistiu do filme, para a felicidade dos fãs hoje ela está totalmente recuperada e trabalhando.

E você, qual o seu filme preferido dela?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s