Leonardo DiCaprio

Leonardo Wilhelm DiCaprio, nasceu em Los Angeles, Califórnia. Em 11 de novembro de 1974.

Os pais se separaram quando ainda era bebê e sua avó materna, a alemã Helen Idenbirkin, ajudou muito em sua criação. Tem ascendência italiana por parte de pai (sobrenome DiCaprio) e germano-eslava por parte de mãe.

Foi encorajado a explorar seu lado artístico ainda criança, participando de comerciais e programas educativos, estreou no cinema no filme de terror de baixo orçamento “Criaturas 3” (1991). Sua performance chamou a atenção dos produtores da série “Growing Pains” e a projeção na TV o levou a viver seu primeiro grande papel na sétima arte, o adolescente rebelde Toby em “O Despertar de Um Homem” (1993) contracenando ao lado de Robert De Niro e Ellen Barkin, no mesmo ano ao lado de Johnny Depp no filme “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador”, recebeu sua primeira indicação ao Oscar.

Após conquistar a reputação de ator talentoso, DiCaprio se envolveu com mais projetos ambiciosos, como “Diário de um Adolescente” (1993) e “Rápida e Mortal” (1994), faroeste com Sharon Stone, Gene Hackman e Russell Crowe. O inquestionável estrelato mundial
veio nos anos seguintes. Ele protagonizou ao lado de Claire Danes a adaptação de Baz Luhrmann da clássica peça de Shakespeare em uma versão moderna no romance “Romeu + Julieta” (1996). O filme teve uma boa recepção do público, especialmente entre os jovens, conquistando indicações e prêmios no MTV Movie Awards, BAFTA e Oscar
(indicado na categoria Melhor Direção de Arte).

Porém, todo a repercussão de Romeu + Julieta foi ofuscado pelo massivo sucesso mundial de “Titanic”, vencedor de 11 prêmios do Oscar, embora ele próprio não tenha sido indicado, “apenas” ao Globo de Ouro.

Em sua carreira pós-Titanic, DiCaprio fez uma pequena ponta em “Celebridades” (1998), filme de Woody Allen, “O Homem da Máscara de Ferro” (1998) e “A Praia” (2000) de Danny Boyle. Nenhum desses filmes foi um grande sucesso, tanto com a crítica quanto com o público.

Depois da virada do século, Leonardo DiCaprio recuperou o prestígio com a crítica ao protagonizar “Prenda-me Se For Capaz”, filme de Steven Spielberg. Em seguida, DiCaprio inicio a parceria de sucesso com outro diretor de renome, Martin Scorsese, ao todo, os dois uniram forças criativas em “Gangues de Nova York” (2002), “O Aviador” (2004), “Os Infiltrados” (2006), “Ilha do Medo” (2010) e “Os Lobos de Wall Street” (2013). Do ponto de vista crítico, os quatro primeiros filmes dessa colaboração receberam 26 indicações ao Oscar, faturando 9 estatuetas no total, inclusive a de Melhor Diretor e Melhor Filme (Os Infiltrados), prêmios até então inéditos na carreira de Scorsese.

Depois de ser indicado por Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador e O Aviador, DiCaprio conquistou sua terceira indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo trabalho em “Diamante de Sangue” (2006). Além disso, DiCaprio manteve a tradição de trabalhar com diretores consagrados, como Ridley Scott, em “Rede de Mentiras” (2008); Sam Mendes, em “Foi Apenas um Sonho” (2008), onde voltou a contracenar com Kate Winslet; Clint Eastwood, em “J. Edgar” (2011); Christopher Nolan, na bem sucedida ficção científica “A Origem” (2010); e Quentin Tarantino, no faroeste estilizado “Django Livre” (2012).

 

Curiosidade: Leonardo DiCaprio e Kate Winslet continuam amigos desde Titanic, ele até a conduziu ao altar em seu casamento com Ned Rocknroll.

Fontes: Adorocinema, Wikipedia,

Anúncios

5 comentários sobre “Leonardo DiCaprio

  1. Eu não sou fã do DiCaprio, mas amo alguns dos filmes que ele fez.
    Sou LOUCA por “Os Infiltrados”, assisto umas 1245124212 se puder.
    “Prenda-me se for Capaz” é uma paixão!
    E “O homem da máscara de ferro” é mais que um classico pra mim.
    Beijos, Camila

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s