Reboot e Remake: Contra ou a favor??

Esse é um tema interessante  para debate entre os cinéfilos que me acompanham, pois as opiniões são bem divididas. Eu particularmente sou a favor, mas acho que deve haver alguns critérios mais rígidos na escolha e na execução para não fazerem filmes porcaria, apenas para arrecadar dinheiro dos fãs da obra original!

O motivo de ser a favor é o fato de ter vários filmes que gosto muito que são ou Remake ou Reboot de alguma outra obra, e ainda não teve nenhum filme que sou fã que tenha sido estragado em uma nova versão o que não me ocasionou nenhum trauma, o que para alguns é um fato real.

Primeiramente deixa eu explicar a diferença entre os dois, isso pode dar uma confusão danada na cabeça. Bom, o Reboot, trata-se de uma ” Reinicialização”, ou seja, começar do zero, novos atores, história diferente, uma pegada completamente nova, mantendo apenas os elementos mais importantes. É o caso de “Batman Begins” (2005), que deu uma nova chance ao personagem, e foi um verdadeiro sucesso e “O espetacular homem-aranha” que trás as origens do personagem com novos atores e vilões.

Já o Remake seria “Refazer” o filme, ou seja, pegar uma obra mais antiga e fazer uma refilmagem com outro elenco e com poucas mudanças em relação à obra original, mas algo totalmente baseado na mesma. Foi o caso de “A fantástica fábrica de chocolate” de Tim Burton, que é baseada na obra de 1971 e “King Kong” (2005) que é baseada no clássico de 1933.

Talvez a falta de criatividade de algumas pessoas de Hollywood contribua para a proliferação dos remakes. Talvez seja preguiça de criar algo novo quando se pode copiar uma coisa já pronta. Ou então (e muito provavelmente), talvez seja apenas vontade de ganhar dinheiro fácil – uma vez que o filme já existe, não é muito grande o desafio de refilmá-lo. O fato é que cada vez é maior o número de filmes americanos lançados que são remakes de filmes europeus, de filmes independentes, ou então “baseados” em sucessos do passado.

Fazendo uma rápida pesquisa achei alguns filmes que gosto muito e não fazia ideia que eram remakes como:

A-Mumia2012874007

e você é contra ou a favor?? Tem algum filme que gostou ou odiou a nova versão??

Fontes:

Guia da semana, RevistaGeek, cinepop,

Anúncios

Um comentário sobre “Reboot e Remake: Contra ou a favor??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s