Anime – Animação Japonesa

Meu gosto por animes começou quando eu era bem nova, graças a falecida TV Manchete, que me apresentou Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, yu yu hakusho e Sailor moon, com o tempo fui conhecendo outros como Dragon Ball, Tenchi Muyo, Inuyasha, Buck, El Hazard, Guerreiras Mágicas de Rayearthtodos na tv aberta, infelizmente os desenhos que são transmitidos hoje em dia são uma bela porcaria, mas graças a internet, ainda da para matar a saudades do meu tempo de criança de vez em quando.

animes

A palavra Anime aqui no Brasil, representa qualquer animação produzida no Japão, já para os japoneses, anime é tudo o que seja animação, seja ele estrangeiro ou nacional. A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation (“animação”) ou da palavra francesa animée (“animado”). Ao contrário do que muitos pensam, o anime não é um gênero, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os gêneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.). Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens.

Anime-s-Finest-XD-animes-finest-25255646-1440-900

Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs, um dos filmes que teve maior repercussão foi “A viagem de Chihiro” (2001), O filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2002 além do Oscar de Melhor Animação em 2003.

21052756_20131024195513383

O filme foi dirigido por Hayao Miyazaki, que tem outros filmes de sucesso como Princesa Mononoke (1997) que se tornou a maior bilheteira da história do Japão (faturando o equivalente a US$ 150 milhões), batendo E.T. – O Extraterrestre (e ficou na primeira posição até Titanic estrear em terras nipônicas), O Castelo animado (2004) que também chegou a ser indicado ao Oscar, assisti recentemente e achei muito bom, vale a pena conferir.

o castelo animado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s