Doces ou travessuras??

Eu sempre achei o máximo a forma como os Estados Unidos celebra de fato seus feriados, seja a ação de graças, 4 de julho…Hoje é o “Dia das bruxas” ou “Halloween”, essa celebração que tem mais de 2500 anos, e faz parte da cultura e tradição de vários países!

halloween-picture

A festividade teve inicio com o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

img21lpb2

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro), mesma pratica realizada com o “Dia dos mortos” no México.

Hoje o Dia das Bruxas pouco tem a ver com a maneira que era celebrada antigamente. O que restou foi a referência aos mortos, mas com características bem distintas. Devido a esta relação, os símbolos usados nesta festa são sempre assustadores: Bruxas, caveiras e gatos pretos. As crianças participam desta festa se fantasiando e batem de porta em porta na vizinhança pedindo doces e guloseimas com a frase “doces ou travessuras!?”. As famílias realmente estram de cabeça na brincadeira, até mesmo famosos, como o ator Neil Patrick Harris e Sandra Bullock.

enhanced-buzz-13386-1382302078-5

enhanced-buzz-13404-1382302128-22

enhanced-buzz-2623-1382302157-32

Sandra-Bullock

rs_634x1024-131019164009-634.Sandra-Bullock-Halloween-jmd-101913

Mas o Halloween não é uma festa apenas para as crianças, nessa época, acontece várias festas temáticas e o pessoal capricha nas fantasias.

famosos-halloween-2013-922x620 img-445032-fantasias-dos-famosos-para-o-halloween 13892095_0umIM

Essa tradição não é comemorada aqui no Brasil, apesar de que de uns tempos para cá, por conta da influência de filmes americanos como Abracadabra, O estranho mundo de Jack, Gasparzinho, Halloweentown, Família Adams, Convenção das bruxas, entre tantos outros, começaram a surgir muitas festas temáticas para os adultos (muitos que sempre desejaram sair para pedir doces na infância) ou nas escolas para a meninada.

Fontes:

Brasil Escola, InfoEscola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s