Lista de filmes: Dia dos professores!!

Ontem dia 15 de Outubro, foi o dia de um dos personagens mais importantes da construção de quem você é!

Seja aquele duro na queda que te fazia arrancar os cabelos antes das provas, ou o que contava histórias em sala que te faziam refletir sobre seu futuro, ou até mesmo o que só tava ali para receber seu salário, seja qual tipo de professor que passou por sua vida, é graças a ele que você consegue ler e interpretar esse texto, então PARABÉNS PROFESSORES!!!

Hoje trago uma pequena listinha dos meus filmes preferidos, em que o professor é a chave, sega como protagonista ou como o desencadeador do enredo:

1 – Sociedade dos poetas mortos – Prof. John Keating (Robin Williams)

poetas-mortos1

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

2 – O Sorriso de Monalisa – Prof. Katherine Watson (Julia Roberts)

SorrisoMonaLisa10

É a versão feminina do anterior, recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.

3 – Escritores da liberdade – Prof. Erin Gruwell (Hilary Swank)

12

Uma jovem e idealista professora chega à uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerânica e o respeito ao próximo.

4 – Mentes Perigosas – Prof. Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer)

1-19

O filme fala sobre uma ex-fuzileira, que após o divorcio, decide realizar um antigo sonho de ser professora de inglês. Porém, logo na primeira escola que vai lecionar, ela irá enfrentar a fúria de alguns alunos rebeldes, e ela através de métodos menos convencionais, se aproxima dos alunos.

5 – A onda – Prof. Rainer Wenger (Jurgen Vogel) – 2008

A onda

A onda é um filme alemão, inspirado no livro homônimo de 1981. Conta a história do professor Rainer, que  ministra um curso de autocracia, seus alunos, parte da terceira geração após a Segunda Guerra Mundial, não acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna, então Rainer começa um experimento para mostrar o quão fácil é manipular as massas. O desenrolar dos acontecimentos é impressionante e mostra como surge o fanatismo e a violência.

Recomenda algum que não está na lista?

Anúncios

2 comentários sobre “Lista de filmes: Dia dos professores!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s