Luc Besson

Eu como uma louca por cinema não posso deixar de falar do pessoal que fica por trás das câmeras, não é?!

Então, para estrelar este post eu escolhi um dos meus cineastas favoritos, o francês Luc Besson!!!

Luc+Besson+Palme+winners+Cannes+Film+Festival+_GVaNqUea35l

Ele nasceu em Paris, em 18 de março de 1959, mas cresceu na Grécia, onde os pais trabalhavam como instrutores de mergulho, desde pequeno ele teve contato com a vida marítima, o que lhe deu o desejo de trabalhar na área, contudo após um acidente ele teve que enveredá por outros caminhos, e por gostar de criar histórias acabou decidindo trabalhar com cinema, aos 18 anos se mudou para Paris e começou a trabalhar, se mudou para os Estados Unidos para estudar e voltou para a França para se dedicar exclusivamente ao cinema.

Ele trabalha como diretor, roteirista, produtor, as vezes até edita e filma em seus filmes, é um profissional completo!

luc-besson

Os seus principais trabalhos foram: O Último Combate (1983), Subway (1985), Imensidão Azul (1988), O Profissional (1994), O Quinto Elemento (1997), Joana D’Arc (1999), Banlieue 13 (2004), Artur e os Minimeus (2006) Banlieue 13 – Ultimatum (2009), As Múmias do Faraó(2010) e Além da Liberdade — The Lady (2011), este ultimo já foi falado por aqui.

LucBesson

Natalie Portman e Luc Besson

O meu filme preferido dele é “O quinto elemento”, eu simplesmente adoro e não me canso de assistir, o interessante dele é que mesmo com o passar dos anos e os avanços tecnológicos e efeitos especiais ele não fica ultrapassado, foi muito bem feito, fora o roteiro que é incrível, né?! cheio de tiradas hilárias, além de Bruce Willis, Milla Jovovich, Chris Tucker e Gary Oldman no elenco.

ffdb39fefd6c734e630f9b91eb93dcc4_jpg_290x478_upscale_q90

Em falar em Milla Jovovich, ela foi casada com Besson, não durou muito, foi de 1997 a 1999.

MJovovich_LBesson_gl_10aug11_pa_b_592x888

Ele já havia sido casado anteriormente, entre 1986 e 1991, com a atriz francesa Anne Parillaud, de quem se divorciou e com quem tem uma filha, Juliette, nascida em 1987. Também foi casado, entre 1992 e 1997, com a também atriz e diretora francesa Maïwenn quando esta tinha apenas 16 anos e desde 2004 está casado com a produtora de filmes Virginie Silla. Além de Juliette, Besson tem mais quatro filhos: Shana, Thalia, Satine, e Mao.

Luc-Besson-et-Virginie-Silla_reference

Em 21 de setembro de 2012, Besson realizou um antigo sonho e inaugurou a Cité du Cinéma (Cidade do Cinema, em francês), um complexo cinematográfico de 62 mil metros quadrados construído em uma antiga central elétrica em Seine-Saint-Denis, subúrbio popular do norte de Paris. O complexo está avaliado em € 180 milhões (cento e oitenta milhões de euros) e já é chamado de “Hollywood francesa”. Estiveram presentes à inauguração grandes nomes do cinema internacional tais como Sophie Marceau, Jean Dujardin, Jamel Debbouze, Alain Terzian,Robert de Niro, Tommy Lee Jones, Michelle Pfeiffer e Dianna Agron. A Cidade do Cinema foi recebida com entusiasmo pelos moradores da região, pois o complexo fica numa área de elevado desemprego entre os jovens, muitos deles descendentes de imigrantes, que agora podem sonhar com um emprego na indústria cinematográfica.

cité-du-cinéma-photo-Vinci1

Inclusive seu filme mais recente “A família”, que já está nos cinemas, foi gravado lá. O filme parece ser muito bom, no elenco tem feras como Robert de Niro, Tommy Lee Jones, Michelle Pfeiffer e Dianna Agron.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s