Mulheres do Rock!!!

Que o universo do rock é em sua maioria dominada por homens isso não dá para negar, desde seu surgimentos nos anos 50 até hoje, a maioria das bandas são constituídas em sua quase totalidade por homens, contudo, não da para negar também a importância do papel das mulheres nessa história.

Isso vai desde de integrantes mulheres nas bandas, de bandas só de mulheres e artistas solos, e apesar do preconceito que muitas tiveram que lidar, seu espaço foi garantido e valorizado!

O post de hoje é sobre a mulherada que marcou o rock, internacional e nacional, desde os primórdios até hoje!! (não estou fazendo uma analise se é bom ou não, a classificação não é por meu gosto pessoal)

O primeiro nome que aparece em nossa mente ao pensar em “rockeiras” com certeza é Janis Joplin(1943-1970)

Janis Joplin

Uma das maiores cantoras da música e do rock psicodélico internacional, Janis, que faz parte do clube dos 27, começou a aparecer no final da década de 1960 e até hoje é um dos maiores ícones femininos no mundo todo, além de ser considerada uma dos artistas “gigantes” que se apresentaram em Woodstock. Dentre seus maiores sucessos estão “Piece of my Heart“, “Cry Baby” e “Mercedes Benz“.

2. Debbie Harry (1945, -)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com quase 70 anos a loira ainda está em atividade, a ex-vocalista do Blondie – um dos maiores sucessos da década de 70 – é também uma das figuras mais emblemáticas quando se fala em punk rock. Seu estilo é fonte de inspiração para fashionistas até hoje. A musa também é atriz e tem em seu currículo mais de 30 filmes. Seus maiores sucessos são Rush RushHeart of Glass e Maria.

3. Joan Jett (1958,-)

Joan Jett

Considerada pela revista  Rolling Stone a 87ª melhor guitarrista de todos os tempos e fundadora da banda feminina The Runaways (1975-1979), ninguém pode questionar a importância de Joan Jett para a história do rock. Compositora de um dos hits mais chicletes de todos os tempos: “I Love Rock n Roll”.

4. Patti Smith (1946,-)

PattiSmithPA070311

Considerada uma lenda viva do punk. Seu álbum de estreia, “Horses” (1975), foi um grande marco no movimento punk, por sua veia intelectual e lado feminista. A “poetisa do punk” é uma das mulheres mais influentes da história da música. Smith tem 11 álbuns gravados, o mais recente é “Banga” (2012).

5. Lita Ford (1958,-)

2012 Revolver Golden Gods Award Show - Arrivals

Também ex-integrante da banda feminina The Runaways, Lita fez mais sucesso com sua carreira solo do que com a antiga banda. Nos anos 80, foi considerada uma das melhores guitarristas do planeta e em 1985 foi indicada ao Grammy de “melhor performance feminina de rock”. Fez uma parceria com Ozzy Osbourne na música”Close my eyes forever” que é bastante elogiada.

6. Joni Mitchell (1943,-)

jmichell

Foi considerada a 75º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. Alcançou o sucesso na década de 1970, fazendo uma música influenciada pelo jazz e pelo folk rock. Suas letras são introspectivas e de caráter romântico, e estão entre as melhores criadas na história do rock. Seu álbum “Blue”(1971) ocupa a 30ª posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Gosto muito da música A Case Of You, que fez parte da trilha sonora de “Da magia a sedução”.

7. Rita Lee (1947,-)

rita lee

Rita Lee pode ser considerada a grande diva roqueira brasileira. Musa do rock nacional, é a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como o tropicalismo, o pop rock e a música latina, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais. Ela já rodou o mundo com os Mutantes (1968-1972), emplacou sucessos com o Tutti-Frutti (1973-1978) e na carreira solo fez o que quis. Ocupa o 15° lugar na Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira (2008), da revista Rolling Stone.

8. Courtney Love (1964,-)

courtney-love1

A ex-mulher de Kurt Cobain é Amada por uns e odiada por muitos, na verdade se o posto fosse de mulher mais polêmica da música mundial, a medalha de ouro seria de Courtney Love, sem dúvidas. Polemicas a parte ela é vocalista, compositora e guitarrista da banda Hole, fundada em 89.

9. Shirley Manson (1966,-)

Shirley+Manson

Ex-modelo da Calvin Klein, atriz e vocalista da banda Garbage. À frente do Garbage, Shirley Manson tornou-se ícone do rock alternativo dos anos 90, esbanjando talento, carisma e muita atitude no palco.

10. Gwen Stefani (1969,-)

gwen_stefani_wallpaper_hd_2-1920x1080

A vocalista da banda No Doubt, conheceu o estrelato em 1995 com o álbum “Tragic Kingdom”, com os hits “Just a Girl“, “Spiderwebs” e a clássica “Don’t Speak“. Em 2004, a banda entrou em hiato e ela se aventurou na carreira solo e lançou dois álbuns com sonoridade pop/dance, que fizeram bastante sucesso. Em 2012, a banda retornou e já está em turnê pelo mundo.

11. Pitty (1977,-)

Pitty-no-Circo-2

Vendeu mais de quinze milhões de cópias na carreira, sendo uma das bandas de rock que mais venderam nos anos 2000. Pitty, foi eleita a cantora de rock mais sexy e bonita da América Latina e no Brasil, e, ainda a 35º vocalista de rock mais sexy do mundo em 2010. Além de sua banda Pitty está apresentando seu novo projeto paralelo, Agridoce.

12. Amy Lee (1981,-)

amy-lee-carão-g-20091108

Amy Lee, é uma cantora mezzo-soprano, compositora e pianista, e comanda um dos maiores sucessos dos últimos anos: o Evanescence, que mistura rock melódico com música clássica. O estilo gótico, marcado pelas roupas de estilo vitoriano e maquiagem forte são sua marca registrada.

13. Hayley Williams (1988,-)

Hayley

É uma cantora e compositora americana, vocalista da banda Paramore. O estilo punk-hardcore de Hayley ficou famoso também pela mudança da cor de seus cabelos, sendo o novo ícone do rock. Hayley também participou de duetos como com o Death in The Park na canção “Fallen” e com o Say Anything na canção “Plea”.

14. Simone Simons (1985,-)

Simone_simons1

É uma cantora lírica mezzosoprano e instrumentista dos Países Baixos, vocalista da banda de metal sinfônico Epica.

15. Floor Jansen (1981,-)

Floor Jansen

É uma Cantora lirica natural dos Países Baixos, vocalista das bandas Nightwish e ReVamp.

16. Lzzy Hale (1984,-)

Lzzy Hale

É a cantora e fundadora da banda Halestorm. Ela recebeu uma nomeação na categoria “Hottest Chick in Metal“, no Revolver Golden Gods Awards 2010. Ganhou recentemente o Grammy Awards na categoria Hard Rock/Metal pela música Love Bites (So Do I).

17. Tarja Turunen (1977,-)

Tarja Turunen

é uma cantora lírica, compositora e pianista finlandesa que ficou mundialmente conhecida como vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish, entre 1996 e 2005. Atualmente ela segue em carreira solo.

18. Cristina Scabbia (1972,-)

cristina

É vocalista da banda italiana de gothic metal Lacuna Coil

19. Maria Brink (1977,-)

maria-brink-pin-up

É a vocalista da banda de metalcore In This Moment. Ela formou a banda em 2005 junto com o guitarrista Chris Howorth. Nas canções, ela usa uma combinação de vocal gutural com vocal limpo. No Revolver Golden Gods Awards 2010, ela venceu na categoria “Hottest Chick in Metal”.

20. Lacey Mosley (1981,-)

Lacey+Mosley

Também conhecida como Lacey Sturm, foi vocalista e principal compositora da banda de metal alternativo Flyleaf até 2012.

21. Taylor Momsen (1993,-)

taylor-momsen29698

Taylor é cantora, compositora, atriz e modelo. Mais conhecida por seu personagem Jenny Humphrey, na série Gossip Girl, e pela participação em alguns filmes. Desde de 2009, com então dezesseis anos, estreou como vocalista da banda de rock alternativo The Pretty Reckless (já falei da banda por aqui). Além de cantar e compor, ela também toca  guitarra, violão e teclado.

Conhece mais alguma artista que merece entrar na lista??

Por recomendação de Rildson um acréscimo importante que eu não devia ter esquecido!!

22. Alanis Morissette (1974,-)

alanis-promo-shot-2

É cantora, compositora, produtora musical, atriz, toca guitarrista, piano, flauta, gaita e baixo.  Ela ganhou 16 Juno Awards e sete Grammy Awards , além de ter sido indicado a dois Globos de Ouro .

Mais alguns acréscimos, dessa vez recomendação do Victor:

23. Sharon Den Adel (1974,-)

É uma cantora e compositora holandesa, além de vocalista da banda de metal sinfônico Within Temptation. Ela está envolvida na música desde seus 14 anos, e foi um dos membros fundadores do grupo sinfônico juntamente com seu marido Robert Westerholt em 1996.

24. Johanna Wessels (1987,-)

É uma cantora e compositora dos Países Baixos, vocalista da banda Holandesa de Metal Sinfônico Delain.

25.Liv Kristine (1976,-)

É uma cantora soprano da Noruega. Ex-vocalista da banda de metal gótico norueguesa Theatre of Tragedy, atualmente canta na banda de symphonic metal e folk metal germano-norueguesa Leaves’ Eyes, paralelamente a uma carreira solo mais relacionada com os gêneros pop e rock dance.

26. Doro Pesch (1964,-)

É uma cantora, compositora e produtora musical alemã. Foi vocalista da banda de heavy metal Warlock e uma das poucas cantoras de metal dos anos 80. Depois de diversas mudanças na banda e Doro ter sido a única membro da formação original, o Force Majeure que seria o quinto álbum da banda foi lançado somente sob o nome Doro, deixando de se chamar Warlock e dando início à sua carreira solo.

27. Sandra Nasić (1976-)

434107

É uma cantora alemã, mais conhecida como vocalista da banda Guano Apes.

28. Elize Ryd (1984,-)

15340c852c3a7dfd327d9175c50c255f-d5l3mxi

É uma cantora sueca, vocalista da banda de power metal melódico Amaranthe. Também cantando nas bandas Kamelot e na banda finlandesa Avalon.

Fontes:

Revista Cifras, Whiplash,

Anúncios

9 comentários sobre “Mulheres do Rock!!!

  1. otimo texto , mas faltou um dos nomes mais importantes para o ressurgimento do interesse em gravadoras darem mais espaço a cantoras e um dos maiores recordes, a cantora alanis morissette.

    Curtir

  2. Este post está muito bom, mas uma coisa me icomoda muuito! A maneira como as pessoas resumem Courtney Love, senpre pondo as polemicas dela a frente do seu incrivel talento, tipo “a esposa de Cobain, polemica entre outros”, ai so no final aparece “cantora e compositora tambem” como se isso fosse um pequeno detalhe quando na verdade deveria ser o foco!
    Ela é incrivel, por favor nao resuma essa grande mulher apenas nestas pequenas palavras! A musicalidade dela é enorme, por favor nao foque no ruim e sim na incrivel poesia que ela tem!

    Curtir

  3. Victor disse:

    – Sharon Den Adel ( Within Temptation )

    – Charlotte Wessels ( Delain )

    – Liv Kristine ( Ex Theatre of Tragedy )

    – Doro Pesch ( Ex Worlock )

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s