O mundo mágico de Harry Potter!! (contém Spoiler) – parte 1: Hogwarts

Eu prometi a mim mesma que quando fizesse esse post estaria completamente focada no mesmo, então decidi reler a saga, e assistir novamente todos os filmes, foi uma verdadeira maratona que me fez relembrar o porque de HP ser tão importante para mim desde a minha infância-adolescência.

Para começar deixa eu explicar minha história com Harry Potter:

Em 2001 eu nunca tinha ouvido falar sobre a saga, à conheci através de minha mãe que ficou sabendo por uma amiga, ela comentou que todo mundo que leu tinha adorado e que estava fazendo o maior sucesso, fiquei super curiosa, até então tinha lido poucos livros e sempre por influência de minha mãe, então um dia um amigo levou o livro para escola e eu mais do que depressa pedi emprestado, em um final de semana prolongado, dividi o tempo com minha mãe para ler, foi paixão nas primeiras páginas, daí por diante, todo aniversário e  natal já tinha presente certo, mais um livro. Com os filmes não foi diferente, assisti todos no cinema, e ganhei os VHS dos dois primeiros, depois já muito tempo de lançado, com meu primeiro salário comprei o box de DVD dos filmes.

Quem ainda não leu recomendo que gaste um pouquinho de seu tempo para se encantar, assim como eu, com o mundo mágico de Harry Potter.

—————————————————————————————————————————————————————-

A saga Harry Potter é composta de 7 livros escritos pela britânica J. K. Rowling, todos já adaptados para o cinema.

Abaixo o livro, a data de lançamento na Inglaterra, o período em que a história ocorre e data de lançamento da adaptação.

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal – 1981,1991,1992 –  (30 de Junho de 1997) – (16 de novembro de 2001)
  • Harry Potter e a Câmara Secreta – 1992, 1993 –  (2 de Julho de 1998)  – (15 de novembro de 2002)
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – 1993, 1994 –  (8 de Julho de 1999) – (4 de junho de 2004)
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo – 1994, 1995 –  (8 de Julho de 2000) – (18 de novembro de 2005)
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix – 1995, 1996(21 de Junho de 2003) – (11 de julho de 2007)
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe – 1996. 1997 –  (16 de Julho de 2005)  – (15 de julho de 2009)
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte – 1997, 2016 –  (21 de Julho de 2007) – (parte 1: 19 de novembro de 2010  – parte 2: 15 de julho de 2011)

Todos os Livros Harry Potter

A maior parte da história ocorre dentro da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, fundada a mais de 1000 anos pelos maiores e melhores feiticeiros da época, Godric Griffyndor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin. Juntos, eles construíram o castelo de Hogwarts, com o objetivo de educar os jovens que apresentassem algum talento mágico.

Mapa de Hogwarts; pela Abril

A propriedade de Hogwarts é constituída por um enorme castelo, grandes jardins e um lago, uma floresta densa, que tem o nome de Floresta Proibida, por causa das criaturas perigosas que lá vivem, algumas estufas e outras construções (como a cabana de Hagrid), e um campo de Quadribol. Como não é permitido materializar-se nos terrenos da escola, devido aos feitiços de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade. Eles chegam ao castelo atravessando o lago (somente no primeiro ano) ou em carruagens aparentemente sem cavalos (na verdade puxadas por Thestrals) a partir do segundo ano. É possível chegar à escola por outros meios, por exemplo, usando vassouras, aportando num lugar perto e entrando a pé, ou ainda com outros meios mágicos, como o Pó de Flu.

Todos os fundadores tinham qualidades singulares e distintas, e justamente por isso eles criaram casas para dividir os alunos de acordo com os próprios interesses, a seleção entre as casas é feito com o chapéu seletor que originalmente pertencia a Godric Gryffindor, ele foi enfeitiçado pelos quatro bruxos fundadores com um bocado de suas mentes e outro tanto de suas personalidades.

O nome das casas na tradução brasileira são:

Grifinória – Que prezava a coragem e o passado marcado por nobres feitos. Suas cores são vermelho e dourado e seu animal símbolo é um leão.

Corvinal – Que prezava a sagacidade acima de tudo. Suas cores são azul e bronze e o animal símbolo é a águia.

Lufa-Lufa – Que preza lealdade e honestidade. Suas cores são amarelo e preto, e seu animal símbolo é o texugo.

Sonserina – Que preza a astucia. Suas cores são verde e prata, e o animal símbolo é a serpente.

3496640hogwarts

Quando uma criança com poderes mágicos nasce, uma pena mágica localizada dentro do Castelo de Hogwarts escreve o seu nome em um grande livro. Todos os anos, o diretor ou diretora de Hogwarts olha esse livro e manda corujas para todas as crianças que farão 11 anos, avisando que elas têm uma vaga em Hogwarts. Ao todo existem 280 alunos em Hogwarts, 70 em cada casa, 5 em cada dormitório. No padrão Europeu antigo, é uma escola de grandes proporções.

Existem várias disciplinas ministradas em Hogwarts como: Defesa contra artes das trevas, feitiços, transfiguração, poções, herbologia, Vôo, história da magia, astronomia, adivinhação, runas antigas, aritmancia, estudo dos trouxas e trato das criaturas mágicas.

As avaliações acontecem todo o final de ano letivo, mas no quinto e sétimo ano, exames importantes são aplicados, e estes decidirão o futuro dos estudantes. São os N.O.M.s (Níveis Ordinários da Magia) e os N.I.E.M.s (Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia)  Cada profissão exige diferentes N.O.M.s e N.I.E.M.s, por isso esses exames são importantes para o futuro.

Além de alunos e funcionários (vou falar no próximo post) a escola ainda é habita por fantasmas como:

fantasmasdehogwarts

Barão Sangrento é o fantasma que representa a casa Sonserina;

Dama Cinzenta é o fantasma que representa a casa Corvinal;

Frei Gorducho é o fantasma que representa a casa Lufa-Lufa;

Murta Que Geme (13 de abril de 1930 – 13 de junho de 1943) é um fantasma que vive no banheiro feminino do segundo andar;

Nick-Quase-Sem-Cabeça é o fantasma que representa a casa Grifinória;

Professor Binns único professor fantasma;

Pirraça. Não é fantasma, mas sim um Poltergeist, na adaptação ele foi cortado, mas participa de várias cenas no livro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s