Eu prometi a mim mesma que quando fizesse esse post estaria completamente focada no mesmo, então decidi reler a saga, e assistir novamente todos os filmes, foi uma verdadeira maratona que me fez relembrar o porque de HP ser tão importante para mim desde a minha infância-adolescência.
Para começar deixa eu explicar minha história com Harry Potter:
Em 2001 eu nunca tinha ouvido falar sobre a saga, à conheci através de minha mãe que ficou sabendo por uma amiga, ela comentou que todo mundo que leu tinha adorado e que estava fazendo o maior sucesso, fiquei super curiosa, até então tinha lido poucos livros e sempre por influência de minha mãe, então um dia um amigo levou o livro para escola e eu mais do que depressa pedi emprestado, em um final de semana prolongado, dividi o tempo com minha mãe para ler, foi paixão nas primeiras páginas, daí por diante, todo aniversário e natal já tinha presente certo, mais um livro. Com os filmes não foi diferente, assisti todos no cinema, e ganhei os VHS dos dois primeiros, depois já muito tempo de lançado, com meu primeiro salário comprei o box de DVD dos filmes.
Quem ainda não leu recomendo que gaste um pouquinho de seu tempo para se encantar, assim como eu, com o mundo mágico de Harry Potter.
—————————————————————————————————————————————————————-
A saga Harry Potter é composta de 7 livros escritos pela britânica J. K. Rowling, todos já adaptados para o cinema.
Abaixo o livro, a data de lançamento na Inglaterra, o período em que a história ocorre e data de lançamento da adaptação.
- Harry Potter e a Pedra Filosofal – 1981,1991,1992 – (30 de Junho de 1997) – (16 de novembro de 2001)
- Harry Potter e a Câmara Secreta – 1992, 1993 – (2 de Julho de 1998) – (15 de novembro de 2002)
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – 1993, 1994 – (8 de Julho de 1999) – (4 de junho de 2004)
- Harry Potter e o Cálice de Fogo – 1994, 1995 – (8 de Julho de 2000) – (18 de novembro de 2005)
- Harry Potter e a Ordem da Fênix – 1995, 1996 – (21 de Junho de 2003) – (11 de julho de 2007)
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe – 1996. 1997 – (16 de Julho de 2005) – (15 de julho de 2009)
- Harry Potter e as Relíquias da Morte – 1997, 2016 – (21 de Julho de 2007) – (parte 1: 19 de novembro de 2010 – parte 2: 15 de julho de 2011)
A maior parte da história ocorre dentro da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, fundada a mais de 1000 anos pelos maiores e melhores feiticeiros da época, Godric Griffyndor, Rowena Ravenclaw, Helga Hufflepuff e Salazar Slytherin. Juntos, eles construíram o castelo de Hogwarts, com o objetivo de educar os jovens que apresentassem algum talento mágico.
A propriedade de Hogwarts é constituída por um enorme castelo, grandes jardins e um lago, uma floresta densa, que tem o nome de Floresta Proibida, por causa das criaturas perigosas que lá vivem, algumas estufas e outras construções (como a cabana de Hagrid), e um campo de Quadribol. Como não é permitido materializar-se nos terrenos da escola, devido aos feitiços de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade. Eles chegam ao castelo atravessando o lago (somente no primeiro ano) ou em carruagens aparentemente sem cavalos (na verdade puxadas por Thestrals) a partir do segundo ano. É possível chegar à escola por outros meios, por exemplo, usando vassouras, aportando num lugar perto e entrando a pé, ou ainda com outros meios mágicos, como o Pó de Flu.
Todos os fundadores tinham qualidades singulares e distintas, e justamente por isso eles criaram casas para dividir os alunos de acordo com os próprios interesses, a seleção entre as casas é feito com o chapéu seletor que originalmente pertencia a Godric Gryffindor, ele foi enfeitiçado pelos quatro bruxos fundadores com um bocado de suas mentes e outro tanto de suas personalidades.
O nome das casas na tradução brasileira são:
Grifinória – Que prezava a coragem e o passado marcado por nobres feitos. Suas cores são vermelho e dourado e seu animal símbolo é um leão.
Corvinal – Que prezava a sagacidade acima de tudo. Suas cores são azul e bronze e o animal símbolo é a águia.
Lufa-Lufa – Que preza lealdade e honestidade. Suas cores são amarelo e preto, e seu animal símbolo é o texugo.
Sonserina – Que preza a astucia. Suas cores são verde e prata, e o animal símbolo é a serpente.
Quando uma criança com poderes mágicos nasce, uma pena mágica localizada dentro do Castelo de Hogwarts escreve o seu nome em um grande livro. Todos os anos, o diretor ou diretora de Hogwarts olha esse livro e manda corujas para todas as crianças que farão 11 anos, avisando que elas têm uma vaga em Hogwarts. Ao todo existem 280 alunos em Hogwarts, 70 em cada casa, 5 em cada dormitório. No padrão Europeu antigo, é uma escola de grandes proporções.
Existem várias disciplinas ministradas em Hogwarts como: Defesa contra artes das trevas, feitiços, transfiguração, poções, herbologia, Vôo, história da magia, astronomia, adivinhação, runas antigas, aritmancia, estudo dos trouxas e trato das criaturas mágicas.
As avaliações acontecem todo o final de ano letivo, mas no quinto e sétimo ano, exames importantes são aplicados, e estes decidirão o futuro dos estudantes. São os N.O.M.s (Níveis Ordinários da Magia) e os N.I.E.M.s (Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia) Cada profissão exige diferentes N.O.M.s e N.I.E.M.s, por isso esses exames são importantes para o futuro.
Além de alunos e funcionários (vou falar no próximo post) a escola ainda é habita por fantasmas como:
Barão Sangrento é o fantasma que representa a casa Sonserina;
Dama Cinzenta é o fantasma que representa a casa Corvinal;
Frei Gorducho é o fantasma que representa a casa Lufa-Lufa;
Murta Que Geme (13 de abril de 1930 – 13 de junho de 1943) é um fantasma que vive no banheiro feminino do segundo andar;
Nick-Quase-Sem-Cabeça é o fantasma que representa a casa Grifinória;
Professor Binns único professor fantasma;
Pirraça. Não é fantasma, mas sim um Poltergeist, na adaptação ele foi cortado, mas participa de várias cenas no livro.