Helena Bonham Carter e Tim Burton

Aproveitando o embalo do dia dos namorados amanhã, hoje vou falar de um dos casais mais excêntricos e queridos do cinema, Helena Bocham Cater e Tim Burton!!

Eles estão juntos desde 2001, e além de dois filhos Billy (2003) e Nell (2007), tem em sua parceria grandes filmes como “Planeta dos macacos”(2001), “A fantástica fabrica de chocolate” (2005), “A noiva cadáver” (2005), “Alice no país das maravilhas” (2010), entre outros.

helena_bonham_carter_4

Timothy “Tim” Walter Burton, nasceu em 25 de agosto de 1958 na Califórnia, Estados Unidos e  Helena Bonham Carter, nasceu em 26 de maio de 1966 em Londres, Inglaterra.

Tim começou sua carreira na Disney, como aprendiz de animador, onde trabalhou em alguns curta-metragens, mas foi demitido da depois de fazer o filme “Frankenweenie” (que não chegou a ser lançado). A história deste, que envolvia um cachorro morto num atropelamento sendo ressuscitado de forma análoga ao Frankenstein, foi considerada sombria demais pela Disney. Este trabalho foi relançado em 2012 com uma roupagem totalmente diferente e teve ótima aceitação.

tim_burton5211

Helena não tem uma formação formal em atuação, começou a trabalhar como atriz aos 16 anos de idade, com propagandas e filmes para televisão, seu primeiro filme foi a adaptação para a TV do livro homônimo “A Pattern of Roses” em 1983, só em 1986 com “Lady Jane” ela teve seu primeiro papel principal, com o passar dos anos Helena começou a surpreender o publico com suas performances e variedades de papéis.

vlcsnap-7775198

Tim já foi casado antes de se unir a Helena, de 1989 a 1991 com Lena Gieseke, e foi noivo da atriz Lisa Marie.

Tim e Lise

Helena já experimentou dramas familiares sérios, quando tinha apenas cinco anos, sua mãe teve um sério colapso nervoso, do qual precisou de três anos para se recuperar. Depois da recomposição, sua experiência na terapia fez com que ela se tornasse uma psicoterapeuta (Helena agora paga para que ela leia seus roteiros e dê sua opinião sobre as motivações psicológicas dos personagens). Cinco anos depois da recuperação da mãe, outro susto acometeu a família. Durante as férias na Grécia, seu pai ficou surdo de um ouvido. Ele foi diagnosticado com um neuroma acústico, e uma operação de rotina foi elaborada para remover o tumor benigno, mas ela não obteve sucesso. Depois de 9 horas de cirurgia, Raymond, com apenas 50 anos de idade, teve um acidente vascular cerebral que o deixou parcialmente paralisado e o confinou à cadeira de rodas.

images

Apesar do visual sempre inusitado nas premiações, e bem despojado no dia-a-dia, Helena é uma mulher muito bonita, como vocês podem ver na capa da Vogue!

helenabonhamcartervoguecapa

Uma pessoa que vocês já devem ter reparado a presença constante na vida desse casal é o ator Johnny Depp, que é melhor amigo de Tim desde “Edward Mãos de Tesoura”, ou seja, a amizade tem mais de 2 décadas e Tim Burton é padrinho dos filhos de Depp. Os fãs que acompanham essa amizade saem ganhando por que dessa parceria saem coisas muito boas, como Sweeney Todd, Alice no País das Maravilhas e a última Sombras da Noite. Por conta de sua personalidade peculiar, Tim não consegue agradar uma maioria esmagadora, mas quem gosta desse cara gosta MESMO, seus filmes são um modo diferente de enxergar o mundo, um modo interessante no mínimo.

tumblr_lud497CrxQ1qits2fo1_500

Em relação a premiações, ambos já receberam várias indicações e já conquistaram outros tantos:

Tim:

Vincent – Audience Award no Ottawa International Animation Festival (1984)
Beetlejuice – Oscar de melhor Maquiagem
Batman – Oscar Melhor direção de Arte
Edward Mãos de Tesoura – Saturn Award de melhor atriz (Winona Ryder), Melhor figurino (Colleen Atwood ), Melhor trilha sonora (Danny Elfman), Melhor ator coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor atriz coadjuvante (Dianne Wiest)
Batman – O Retorno -Saturn Award de melhor maquiagem
O Estranho Mundo de Jack – Saturn Award de melhor filme de fantasia e melhor trilha sonora, por Danny Elfman
Ed Wood – Oscar de melhor ator coadjuvante, por Martin Landau e Melhor maquiagem.
Batman Eternamente – Universe Reader’s Choice Award de melhor filme de fantasia e melhor trilha sonora, por Elliot Goldenthal
Marte Ataca! – Saturn Award de melhor trilha sonora
Sleepy Hollow – Oscar de melhor direção de arte
Planeta dos Macacos – BMI Film Music Award de trilha sonora, por Danny Elfman
A Fantástica Fábrica de Chocolate – Empire Award de Melhor ator, por Johnny Depp
A Noiva Cadáver – Empire Award de Melhor ator, por Johnny Depp
Sweeney Todd – Oscar de Melhor direção de arte
Alice in Wonderland – Oscar de Melhor figurino e Direção de arte

Helena: 

Ganhou na categoria “Melhor Atriz” do Empire Awards por “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” em 2009.

Indicada ao Globo de Ouro de “Melhor Atuação Feminina em um Filme – Musical ou Comédia” por “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” em 2008.

Indicada à categoria e “Melhor Atriz” do Saturn Award por “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” em 2008.

Ganhou na categoria “Melhor Atriz” do Evening Standard British Film Awards por “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” em 2008.

Indicada à categoria “Atriz Britânica do Ano” do London Critics Circle Film Awards por “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” em 2008.

Indicada à categoria “Melhor Atuação Feminina” do National Movie Award por “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” em 2008.

Indicada à categoria “Melhor Narração em um Filme de Animação” do Annie Awards por “Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais” em 2006.

Ganhou o prêmio de “Melhor Atriz” do Tokyo International Film Festival por “Nosso Amor do Passado” em 2005.

Indicada à categoria “Melhor Atriz” do British Independent Film Awards por “The Heart of Me” em 2003.

Indicada ao Emmy de “Atriz Principal Notável em um Minisérie ou Filme” por “Live from Baghdad” em 2003.

Indicada ao Globo de Ouro de “Melhor Atuação Feminina em um Filme feito para a Televisão” por “Live from Baghdad” em 2003.

Indicada à categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” do Saturn Award por “Planeta dos macacos” em 2002.

Indicada à categoria “Melhor Atriz Britânica” do Empire Awards por “Planea dos macacos” em 2002.

Ganhou na categoria “Melhor Atriz Britânica” do Empire Awards por “Clube da Luta” em 2000.

Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Filme para TV/Mini-série, por “A Outra Conspiração – Marina, Sra. Lee Oswald” (1993) e “Ao Vivo de Bagdá” (2002).

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante – Filme para TV/Mini-série/Série de TV, por “Merlin” (1998).

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, por “Asas do Amor” (1998).

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, por “Asas do Amor” (1998).

Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz, por “Asas do Amor” (1998).

Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante, por “Retorno a Howards End” (1992).

Em 2012 o casal foi homenageado com um prêmio no Festival de Cinema de Londres, foram reconhecidos por “sua excepcional contribuição para a cultura do cinema e da televisão”.

560.tim.helena.ls.72412

Fontes:

Wikipedia1, wikipedia2, IMDB1, IMDB2, Catchthepopcorn, Potterish.

Anúncios

Um comentário sobre “Helena Bonham Carter e Tim Burton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s