Groupie

Os anos 60 e 70 foram uma verdadeira loucura, isso todos nos sabemos, foi quando os jovens começaram a buscar por maior liberdade, e colocar sua voz no mundo, foi quando o rock ganhou mais notoriedade e surgiram bandas como Beatles, The Rolling Stones, The Who, The Kinks,  Bob Dylan, Jimi Hendrix, The Doors, entre tantos outros. Foi quando o movimento hippie ganhou força e as ideias de sexo livre estavam a plenos pulmões.

thehippies_mine_newcopy4

Nesse universo, de sexo, drogas e rock n’ roll surgiram as famosas Groupies, já ouviram falar?

A palavra groupie é derivada da palavra em inglês group (grupo), e se refere a garotas que perseguiam integrantes de bandas de pop ou rock, para se envolverem emocional e/ou sexualmente.

São que nem as “maria chuteiras” só que em vez de jogadores de futebol, elas iam atrás de músicos!

As Groupies tornou-se proeminente no cenário musical na década de 1960 e 1970. Isso foi antes do assassinato de John Lennon em dezembro de 1980, e antes que os níveis de segurança para as bandas aumentou significativamente. Groupies femininas, em particular, tem uma longa reputação de estar disponível para as celebridades, estrelas pop, estrelas do rock e outras figuras públicas. Led Zeppelin cantor Robert Plant é citado como distinguir entre os fãs que queriam breves encontros sexuais, e “groupies”, que viajou com os músicos por longos períodos de tempo, atuando como uma namorada de aluguel ou a mãe, muitas vezes, cuidar de objetos de valor do músico, drogas, guarda-roupa e vida social

tumblr_lcqpxbAEjX1qzezj5o1_500

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1967, e tem várias representantes que se tornaram muito famosas, as mais conhecidas são:

Nancy Spungen, que pegou integrantes do Aerosmith, Os Ramones, New York Dolls, mas que ficou mais conhecida por seu envolvimento com o baixista Sid Vicious, integrante da banda britânica Sex Pistols.

nancysid

Sable Starr, que pegou Jimmy Page, Iggy Pop, David Bowie, Ramones, Led Zeppelin e New York Dolls. Com 14 anos ela já era o sucesso na cena underground. Segundo a própria, perdeu a virgindade com ninguém menos que Jimmy Page. Algo nela atraia todos seus ídolos e todo rockstar que iria a Los Angeles queria conhece-la. Sable tinha o hábito de ler a revista Billboard para conferir quais eram os astros do rock que estavam no topo e que ainda não havia transado. Aos 19 anos resolveu se aposentar “Quando deixei Los Angeles, aos 19, eu jurei que nunca mais voltaria, e não voltei. Fui pra casa, para o lugar em que cresci, voltei para a escola, entrei no time de tênis e voltei ao normal”.

Sable Starr

Pamela Des Barres, que pegou Jimmy Page, Keith Moon, Jim Morrison, Don Johnson, Mick Jagger, Chris Hillman, Michael Des Barres e Dennis Hopper. Pamela escreveu dois livros sobre as aventuras como acompanhantes de bandas: “I´m With the Band” e “Take Another Little Piece Of My Heart: A Groupie Grows Up”.

PdbFlowerChild-246

Bebe Buell, a mãe de Liv Taylor, que além do pai de sua filha Steven Tyler, também tem em seu “currículo” Todd Rundgren, Steven Tyler, Jimmy Page, Rod Stewart, Elvis Costello, Mick Jagger, Stiv Bators, David Bowie e Iggy Pop.

Bebe Buell

Um dos casos mais bizarros que encontrei foi da Cynthia Plaster Caster, que acredite,  gostava de fazer moldes dos pênis dos rockstars que pegava. Hendrix foi o cobaia.

Cynthia Plaster Caster

Essa me lembrou um filme que assisti à alguns anos “Doidas demais” (2002) com Goldie Hawn e Susan Sarandon, que eram gropies quando mais novas, e na época tiravam fotos dos pênis dos caras que elas pegavam!

doidas-demais05

O filme é bem legal e divertido, dá para vocês terem uma ideia de como as coisas eram, outro filme, esse eu ainda não assisti, mas que também trata o tema é “Quase famosos” (2001) com Kate Hudson.

Quase famosos 2

Fontes:

Rockinalltheways, Revista Cifras,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s