Oprah Winfrey

Imagem

Oprah Gail Winfrey, mais conhecida simplesmente por Oprah Winfrey, é atriz, apresentadora, empresária e produtora, ficou mundialmente conhecida, apresentando por 25 anos seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk-show com maior audiência da história da televisão americana.

Imagem

Oprah teve uma vida muito difícil, ela foi fruto de uma gravidez indesejada de um casal de adolescentes separados, passou os seus primeiros 6 anos sendo criada pela avó materna,  em uma fazenda do Mississipi recebendo uma educação cristã desde nova, em quanto a mãe trabalhava longe. Em 1963, então com 9 anos, passou a ser molestada pelo tio e os primos adolescentes, que além de a estuprarem com frequência a batiam, não contou aos pais por medo das ameaças que recebia.

Apesar das dificuldades, Oprah sempre se dedicou aos estudos, querendo mudar de vida, aos 13 anos, cansada dos abusos, fugiu de casa e foi acolhida pela família de uma amiga, após 1 ano morando com a amiga teve seu primeiro namorado, o tempo passou e ela se descobriu grávida, o namorado não aceitou a gestação e a abandonou, seus pais a essa altura já sabiam onde ela estava, por telefone ela relatou a mãe o motivo de ter fugido, seus parentes foram presos, mas ela preferiu continuar na casa da amiga.

Os meses se passaram, Oprah vivia triste e não se cuidava direito na gestação, não indo a médicos e ficando só em casa. Com 9 meses completos entrou em trabalho de parto, e sofrendo muito, deu a luz de parto normal a um menino, para sua felicidade e medo, ao mesmo tempo, porém, o menino teve complicações após o parto, e por problemas de peso e nos órgãos, morreu poucas horas após o nascimento, para desespero total de Oprah, que entrou mais ainda em depressão, e a partir deste dia decidiu nunca mais querer ser mãe novamente.

Oprah voltou a estudar, para terminar o ensino secundário, e se tornou cada vez mais dedicada e popular entre os colegas de escola chegando a ser votada uma vez como a “Garota mais Legal da Escola”.

Graduada em Comunicações e Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Tennessee, onde ganhou bolsa integral, Oprah estava pronta para dar seus primeiros passos na carreira: assinou contrato com uma emissora de televisão local para atuar como repórter e âncora. Em 1976, mudou-se para Baltimore para participar da WJZ-TV News, onde co-organizou o seu talkshow. A facilidade com que passava as mensagens aos telespectadores chamou a atenção da WLS-TV em Chicago, que a convidou para comandar um programa matinal de meia hora. Em menos de um ano, a sua atuação foi a mais comentada e com maior audiência, ganhando mais meia hora na telinha.

O ano de 1985 ficaria marcado para sempre: seu programa receberia o seu nome – “The Oprah Winfrey Show” Ao mesmo tempo, cativando cada vez mais os telespectadores de seu programa, logo passou a ser transmitida em rede nacional. Em 1987, ela seria agraciada com três Emmy Awards. No ano seguinte, o segundo Emmy consecutivo na categoria talkshow e programa de serviço a tornaria uma das pessoas mais influentes da televisão.

Em 1986, Oprah fundou sua própria produtora. A Harpo Productions Inc adquiriu os direitos do The Oprah Winfrey Show”, e a apresentadora foi à primeira mulher na história a produzir o próprio talkshow – a oportunidade que faltava para ela modelar o programa como quisesse. Em 1998, o longa “Amado” (uma adaptação do livro de Toni Morrison) a aproximaria também da indústria editorial, o que a levaria posteriormente a fundar o seu próprio clube do livro: o Oprah Book Club.

Além de ser reconhecidamente uma ativista contra o abuso sexual, Oprah estendeu sua influência para outros negócios além de sua própria produtora: é parceira do Oxygen Media, Inc., um canal de TV a cabo voltado ao público feminino. Tornou-se, em 2000, uma das maiores filantropas do mundo com o Oprah’s Angel Network, presenteando com 100 mil dólares pessoas que melhoravam a vida dos outros. Publica atualmente duas revistas, o The Oprah Magazine e o at Home, além de responder pelo Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, uma instituição de caridade para meninas sul-africanas.

Imagem

No cinema Oprah também deu o ar da graça, como atriz, dubladora e produtora:

1985: “A Cor Púrpura”

Imagem

1987: “Jogue a mamãe do trem”
1988: “Bem-Amada”
2002: “A Prayer for America: Yankee Stadium Memorial” (TV)
2006: “A menina e o porquinho” (voz de Gussy)
2007: “Bee Movie – A História de uma Abelha” (voz do Juiz Bumbleton)
2007: “The Great Debaters” (Filme produzido por Oprah Winfrey)
2009: “A princesa e o Sapo” (voz de Eudora)
2009: “Preciosa” (produtora-executiva)

Veja filmografia completa aqui.

Curiosidades: Em 1954, faturou o concurso “Miss Black Tennesse” aos 17 anos.

Imagem

Oprah nunca se casou, mas convive com seu empresário Stedman Graham desde 1986.

Imagem

Fontes:

Oprah, Wikipedia, Ig, Biography.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s