Jean-Claude Van Damme

van damme

Por influencia de meu pai, acabei me tornando grande fã de filmes de ação e artes márcias, passei minha infância assistindo os filmes de Jack Chan, Jet li, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger e Van Damme.

Graças a isso o post de hoje é sobre o ator e especialista em artes marciais Jean-Claude Camille François Van Varenberg, mais conhecido como Jean-Claude Van Damme, nome que “pegou emprestado” de um amigo por ser mais comercial, nascido na Bélgica em 18 de Outubro de 1960, filho de Eliana e Eugene Van Varenberg, que eram respectivamente uma dona de casa e um contabilista dono de uma loja de flores.

Jean-Claude-Van-Damme_statue_1200

Jean-Claude Van Damme revela sua estátua de bonze em Bruxelas, Bélgica, com os pais.

Começou a praticar artes marciais aos 11 anos de idade, por iniciativa de seu pai que o achava pequeno e magro. Iniciou com Shotokan Karate e mais tarde estudou Kickboxing, Taekwon-Do, e Muay Thai. Pouco depois tornou-se um bom bailarino e praticou balé durante seis anos.

Suas habilidades como dançarino e lutador renderam algumas cenas inusitadas em seus filmes

Aos dezesseis, recebeu a faixa preta e tornou-se campeão europeu, vencendo o European Pro Karate Association, na categoria meio pesado.  Logo depois de vencer o Campeonato Europeu de Karatê de contato leve, foi pela primeira vez aos Estados Unidos disputar o Campeonato Mundial de Karatê na Flórida, em 1979, o qual perdeu para seu compatriota Patrick Teugels, deslumbrado e muito entusiasmado com a América, Jean-Claude volta aos Estados Unidos em 1980, mas desta vez na Califórnia, onde conheceu a famosa academia “Gold Gym”, e lá iniciou os treinamentos intensos de musculação para melhorar seu físico, o que mais tarde o levou ao título de fisiculturismo ‘Mr. Bélgica’.

mr_bel10

Através de alguns contatos na Europa, chegou a participar de uma produção francesa chamada “Rue Barbare”, lançado em 1983, no qual ele trabalhou apenas como figurante. Como Van Damme queria mais que isso, concluiu que o único jeito seria voltar para os Estados Unidos. Depois de pouco mais de um ano morando em Los Angeles, conseguiu trabalhar como figurante nas filmagens de Braddock (com Chuck Norris). Em 1984 também participou de um pequeno filme francês chamado “Monaco Forever” no qual interpretava um lutador gay de karatê. Em 1985, atuou como vilão no filme “Retroceder Nunca, Render-se Jamais”, seu primeiro papel de destaque. Dois anos depois, protagonizou o mega-sucesso “O Grande Dragão Branco” e desde então nunca mais parou de filmar – não somente como ator, mas também como escritor, roteirista, produtor, diretor e coreógrafo das cenas de lutas em diversos de seus filmes, mais de 50 longas.

O ator Belga passou por alguns problemas na década de 90, quando foi forçado a uma aposentadoria precoce,  de acordo com o mesmo ele esnobou um grande projeto para 3 filmes, em que ganharia 12 milhões por filme, pois queria ganhar o mesmo salário que o Jim Carrey, na época 20 milhões, desligaram na cara dele e acabou tendo as portas fechadas por anos.

Ele admite que uma névoa de álcool em excesso o impediu de perceber seu erro.

Em 2012, Van Damme participou de “Mercenários 2”, junto com grandes estrelas da ação como Chuck Norris, Jason Statham, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, entre outros, interpretando o vilão Jean Vilain.

mercenários

Vida pessoal: Van Damme tem 3 filhos: Kristopher (1987), Bianca (1990), e Nicholas (1995) e casou-se 5 vezes:

Maria Rodriguez (1980–1984)
Cynthia Derderian(1985–1986)
Gladys Portugues(1987–1992)
Darcy LaPier (1994–1997)
Gladys Portugues (1999–)

van damme esposa e filhos

Kristopher, Bianca, Nicholas, Van Damme e sua atual esposa Gladys Portugues

Kristopher e Bianca são atores, inclusive já trabalharam em filmes com o pai, o mais recente foi “6 balas”.

Jean+Claude+Van+Damme+Premiere+DreamWorks+RsX8hmyXv8Ml

Fonte:

Ig, Wikipedia, IMDB, 3News1 e 3News2.

Anúncios

7 comentários sobre “Jean-Claude Van Damme

  1. Meu Nome é Leandro Fernandes , Sou Brasileiro … Moro na Cidade de Rio Claro … E Tenho 26 Anos … Quando eu tinha uns 10 anos de idade … O Meu Pai Foi na locadora e trouxe um Filme seu van Damme , pra mim assistir , o nome do Filme é Kickboxing , O Desafio do Dragão que vc Luta com o Tong Po , até hoje eu assisto esse Filime não enjoua de assistir é muito Bom , alias todos os filmes do Van Damme , que eu já assisti são lindos e muito bons … Van Damme eu sou seu Fãm desde criança … eu te admiro Muito !!! Vc é uma estrela especial de Deus … deus abençoe vc , e sua linda Família … O meu Sonho é te dar um abraço … Vc é Demais vc é Cativante , vc é merecedor … abraçoosss querido …

    Curtir

  2. Pamela r. m disse:

    Tenh31 anos e sou completamente apaixonada pelo vam damme cara vcs n tem noçäo do quanto eu gosto dele admiro ele de mas com ator homem ele e maravilhoso faria qualquer coisa pra conhecelo tocar nele ou velo d longe se auguem poder me ajudar a realizar meu sonho .sim um sonho .vou ficar imensamente grata
    Mora em Belém do Pará brasil

    Curtir

  3. João paulo tenho 32 anos
    Ainda sou muito fã de Van damme
    O fimel O GRANDE DRAGÃO BRANCO pra mil foi melhor filme dele talvez um dos melhores do mundo a cena q ele estou o último tijolo nossa muito louco cena q todo rapaz queris tentar na época

    Curtir

  4. João Paulo dos santos disse:

    João paulo tenho 32 anos
    Ainda sou muito fã de Van damme
    O fimel O GRANDE DRAGÃO BRANCO pra mim foi melhor filme dele talvez um dos melhores do mundo a cena q ele estou o último tijolo nossa muito louco cena q todo rapaz queris tentar na época

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s