Fan fiction

Quem nunca, ao terminar de ler um livro ou ao fim de uma saga que acompanhou durante anos, não ficou com aquele sentimento de perda, de vazio?

Milhares de leitores já sofreram com essa “perda”, e é nesse contexto que surgem as Fan fiction (também conhecido como fan-fictionfanfictionfanficFF, ou simplesmente fic ), trata-se de histórias escritas por fãs de uma obra original (livro/filme/série), usando personagens ou o universo do mesmo. Os textos normalmente não são autorizados pelo proprietário da obra original, além de poucas serem publicadas profissionalmente, por isso, muitas histórias logo no inicio  já contém uma renuncia, afirmando que o criador da obra não possui nenhum direito sobre os personagens, mas sim sobre as histórias, quando as mesmas são originais.

O universo das Fan fiction são basicamente de fãs para fãs, ou seja, os escritores já presumem que os leitores conhecem a obra original, e lhes proporcionam uma continuação ou mesmo uma versão alternativa da história.

Esses textos são publicadas normalmente em blog’s ou sites especializados como o Nyah(site brasileiro) e o Fanfiction.net (Site americano), mas alguns escritores conseguem superar os obstáculos e publicar profissionalmente suas histórias como foi o caso da ficção erótica “Cinquenta tons de cinza” da escritora britânica E. L. James, que já vendeu milhões de copias e teve publicações em mais de 47 países, o texto original (Mestre do universo – MOTU) era ambientado na saga crepúsculo.

Apesar de a obra de E. L. James ser a mais conhecida, existem outros trabalhos publicados, inclusive alguns brasileiros. Como:

30 dias com Camila de Silvia Fernanda

|A ÚLTIMA MODA| Fanfics da saga Crepúsculo que viraram livros

Entre a nobreza e o crime de Jane Herman

|A ÚLTIMA MODA| Fanfics da saga Crepúsculo que viraram livros

Amor no ninho e Amor Inteiro por Maribell Azevedo

|A ÚLTIMA MODA| Fanfics da saga Crepúsculo que viraram livros

Apesar do surgimentos de muitas histórias voltadas apenas ao lado erótico, existem outras tantas com enredos elaborados, que valem a pena ser conferidos.

Já li várias Fan fiction, para quem ficou curioso recomendo:

Revenge (Bem escrita, de época)

kalahari (muito engraçada)

Fascínio da Sarjeta ao luxo

Coração de Pedra

Love in your eyes (ambientado no mundo espirita)

Fontes:

Eu leio eu conto, Estante virtual, Wikipedia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s