Livro ou filme?

Imagem

Oi gente, hoje vou falar de um tema meio polemico, já que as opiniões são meio divergentes em relação a avaliação da qualidade da execução, a adaptação cinematográfica, os fãs mais fervorosos de determinados filmes e séries são mais criteriosos neste ponto, mas tem gente que olha mais se o filme é bom ou não, sem as comparações e cobranças com relação ao original, tem gente que nem vai atrás do livro, outros fazem questão de ler o livro se o filme agradou (é o meu caso), então é provável que nem todo mundo concorde com as minhas escolhas na lista abaixo, mas já vou avisando é a MINHA opinião.

Bom, a adaptação cinematográfica, consiste no uso, para a realização de um filme, de material real ou fictício que tenha sido previamente publicado como texto escrito, seja na forma de romance, conto,  biografia,  reportagem, peça teatral, quadrinhos, etc.

O roteiro cinematográfico escrito desta forma é chamado de roteiro adaptado, em contraste com o roteiro original, que se constitui de material escrito especialmente para o filme em questão.

Para saber se uma adaptação é boa ou não é obvio que tem que se ler o livro original, então eu vou fazer três listas aqui, os que eu já li, os que eu assisti o filme e estou doida para ler o livro, e os que já li o livro e estou doida para a adaptação!!

Pra mim os livros que tiveram ótimas adaptações (a ordem não é de preferência) são:

  • O código da Vinci (Dan Brown/Akiva Golsman) – apesar de algumas mudanças desnecessárias no roteiro, que seriam muito bem vindas ao filme.
  • Anjos e demônios (Dan Brown/Akiva Golsman e David Koepp) – apesar de algumas mudanças desnecessárias no roteiro, que seriam muito bem vindas ao filme)
  • Memórias de uma gueixa (Arthur Golden/Robin Swicord)
  • A série inteira de Harry Potter (J.K. Rowling/diversos), eu  como uma fã incondicional tenho minhas broncas com a adaptação, principalmente em o Enigma do Príncipe, mas os filmes são muito bons)
  • As vantagens de ser invisível (Stephen Chbosky) – acho até que o filme é melhor que o livro)
  • Os homens que não amavam as mulheres (Stieg Larsson/Nikolaj Arcel e Rasmus Heisterberg (Suécia)/ Steven Zaillian (EUA)) – gosto de ambas as adaptações, apesar de a americana ser mais fiel a historia do livro, tenho uma queda grande pela Sueca.
  • Água para elefantes (SaraGruen/Richard LaGravenese)
  • Orgulho e Preconceito (Jane Austen/Deborah Moggach) – versão com a Keira, li o livro após assistir o filme, que é um dos meus favoritos.
  • O conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas/ Jay Wolper) – Está é a versão com Jim Caviezel.
  • Jogos Vorazes (Suzanne Collins/Billy Ray e Gary Ross)

adaptação cine 1

Os filmes que são ótimos e que fiquei com muita vontade de ler o livro são:

  • Silencio dos Inocentes
  • O lado bom da vida
  • Precisamos falar sobre o Kevin
  • Narnia (já tenho o livro, só falta tempo para ler)
  • O colecionador de Ossos
  • Dragão Vermelho
  • O caçador de Pipas (já tenho o livro, só falta tempo para ler)
  • Um dia (já tenho o livro, só falta tempo para ler)
  • A bússola de ouro
  • A trilogia senhor dos Anéis
  • Eragon
  • Beijos que matam
  • Da magia a sedução
  • Entrevista com o vampiro

quero ler

Os livros que estou esperando pela adaptação são:

  • O símbolo perdido (Dan Brown)
  • Em Chamas (Suzanne Collins)
  • A Esperança (Suzanne Collins)
  • A menina que brincava com fogo (Stieg Larsson)
  • A rainha do castelo de ar (Stieg Larsson)
  • A hospedeira (Stephenie Meyer)
  • A menina que roubava livros (Markus Zusak)

Gostando ou não da adaptação acho que é muito bom para o livro quando se decide realizar o filme, pois é uma grande divulgação da história e desperta o interesse em ler o original.

Bem gente por hoje é só, e você tem alguma adaptação para recomendar?

2 comentários sobre “Livro ou filme?

  1. Thanks for all your valuable work on this web page. My niece takes pleasure in engaging in investigations and it’s simple to grasp why. We all hear all of the compelling medium you present valuable secrets via this web site and therefore inspire contribution from other ones about this article and my princess is being taught so much. Take pleasure in the remaining portion of the year. Your conducting a very good job.

    Curtir

  2. Olá, minha linda
    As adaptações de livros ao cinema sempre foi uma questão polêmica, mas normalmente o cinema sempre arrasa com isso.
    Alguns filmes são maravilhosos como os da obra de Jane Austen, Memórias de uma gueixa e As vantagens de ser invisível.
    Outras são uma decepção como Jogos Vorazes, Cidades de Papel e tantos outros.

    Precisamos falar sobre Kevin é sensacional e passa lições maravilhosas.

    Beijos!
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário

